Há 19 anos, dei meus primeiros passos no Banco do Brasil e iniciei uma jornada que transformou quem sou: uma mulher trans, profissional e líder que cresceu entre desafios, mudanças de cidade e muito aprendizado. Ali vivi meu processo de afirmação de gênero, encontrei apoio, propósito e pertencimento. Hoje, cedida à Cielo, sigo com gratidão por cada pessoa e oportunidade que fortaleceram minhas raízes e me trouxeram até aqui.

Compartilhe este artigo

Sumário

Há 19 anos, eu dava meus primeiros passos em uma jornada que mudaria completamente a minha vida.

Foi quando entrei no Banco do Brasil, uma empresa que eu aprendi a amar e que me possibilitou ser quem sou hoje: uma mulher trans, profissional, líder, e alguém que cresceu muito ao longo de todos esses anos.


De Castro para o Brasil

Comecei lá atrás, em uma pequena cidade chamada Castro, recém-formada em Física pela UEPG. Passei em um concurso para o qual, sinceramente, eu nem havia estudado. Meu pai, também bancário, insistiu para que eu fizesse a prova e hoje sou profundamente grata por isso.

Entrei achando que ficaria apenas alguns anos. Acabei encontrando uma carreira. E, mais do que isso, encontrei um propósito. Ao longo de quase duas décadas, passei por cinco cidades, em quatro estados diferentes, construindo uma trajetória marcada por entrega, aprendizado e resiliência. Há dez anos, assumi minha primeira gerência geral em uma agência no interior de Pernambuco, e foi justamente ali que vivi um dos capítulos mais importantes da minha vida: meu processo de afirmação de gênero.


Diversidade, respeito e pertencimento

Esse momento simboliza o compromisso da empresa com a diversidade e com a dignidade das pessoas. Eu jamais esquecerei o apoio que recebi, as portas que se abriram e o quanto pude crescer sendo eu mesma. Não foi sempre fácil. Ninguém percorre 19 anos sem enfrentar desafios. Mas, entre altos e baixos, o saldo é de profunda gratidão.

São tantas pessoas para agradecer que, se eu fosse listar uma por uma, passaria horas escrevendo. Então deixo aqui um agradecimento especial à Presidenta Tarciana, que simbolicamente representa todas essas pessoas incríveis. E também ao Banco do Brasil, por tudo que me proporcionou.


Raízes que permanecem

Hoje, mesmo estando cedida à Cielo, olho para trás com carinho e orgulho. O Banco do Brasil foi o solo onde minhas raízes profissionais criaram força. Onde aprendi, errei, acertei, amadureci e me transformei.

Obrigada a cada um que contribuiu para que eu chegasse até aqui. Obrigada por acreditarem em mim, muitas vezes até antes de eu acreditar.

 19 anos depois, sigo com o coração cheio. E cheia de gratidão!

Foto de Marcela Bosa

Marcela Bosa

🌈 Escritora, palestrante, artista plástica, bacharel em física, gerente geral de uma agência de um grande banco e... uma mulher trans!

Livro

Conheça minha autobiografia na qual conto a minha trajetória de vida como uma mulher trans que luta pelo seu direito de amar e existir. 

Logo Marcela Bosa

Cookies

Usamos Cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando você aceita nossas Políticas do Site.

Contato

Será um prazer atendê-lo!

Agenda

Palestras, lives, lançamentos… Acompanhe meus eventos!

Ops!... Nenhum evento marcado!

HackTown 2025

HACK TOWN, em Santa Rita do Sapucaí, um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina, com a palestra "O ESG na Era da Intolerância - Como Governança e Responsabilidade Social podem reverter retrocessos"
Congresso Nacional de ESG

Congresso Nacional de ESG

Congresso Nacional de ESG com a Palestra “ESG: Diversidade em Ação - Letramento LGBTQIAPN+, ESG e Vivências Trans”

Hack Town 2024

HACK TOWN 1 a 4 de agosto de 2024, em Santa Rita do Sapucaí - MG Um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina. São mais de mil atividades, entre palestras, conferências, sessões de networking, workshops, feiras, pitch sessions, shows, ativações e tudo isso acontecendo por toda uma cidade.

Vieses

Convidamos para o Lançamento do curta-metragem Vieses, a ser realizada na mostra Cine Guerilha. Vieses propõe uma reflexão sobre a influência dos vieses cognitivos em nossas decisões e percepções, abordando a temática das pessoas trans e a importância da naturalização de suas vivências em todos os espaços da sociedade.

Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas

O Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas | irá transformar o Centro Histórico de Poços de Caldas na 1ª Vila Literária de Minas Gerais.

Papo na Fruteira com Marcela Bosa

Live de estreia do programa Papo na Fruteira com Marcela Bosa, autora do livro MA: Eu. Mulher. Trans.
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Pesqueira

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Recife

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Belo Horizonte

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. 19ª Off Flip – Paraty

Lançamento do meu livro autobiográfico na 19ª Off Flip

Redes Sociais

Siga, curta, comente e compartilhe meus conteúdos na sua rede preferida! Vamos construir um mundo melhor juntos!