Ocupar todos os lugares também é visibilidade

Neste texto, reflito sobre visibilidade trans para além das datas simbólicas, a partir da ocupação de diferentes espaços da vida cotidiana, do esporte à arte. Existir, circular e criar sem precisar caber em uma única narrativa também é uma forma potente de visibilidade.

Compartilhe este artigo

Sumário

Ocupar todos os lugares também é visibilidade

Visibilidade não acontece apenas em datas simbólicas ou em espaços tradicionalmente associados à pauta trans. Ela acontece, sobretudo, quando ocupamos todos os lugares.

Todos os meses eu corro de kart, participo de um campeonato feminino e sou apaixonada pelas pistas, pela técnica, pela concentração e pela adrenalina. É um ambiente ainda bastante elitista, conservador e com pouquíssimas mulheres trans. Mesmo assim, gosto de ocupar esse espaço, de mostrar que sim, podemos ser pilotas também. E faço questão de registrar que sempre fui muito bem recebida pelas meninas do campeonato e pela equipe do kartódromo. Quando o respeito vem, ele precisa ser reconhecido (E, se algum patrocinador estiver lendo isso, fica aqui o convite para um patrocínio).

Em outro contexto, sempre que consigo, participo de um grupo de corrida de rua formado por pessoas trans. Ali o ritmo é outro, as histórias se cruzam, as vivências se reconhecem. Estar entre semelhantes é minha dose de vitamina T. É afeto, pertencimento e respiro.

Esses dois ambientes são diferentes, quase opostos à primeira vista, mas ambos são fundamentais para mim. Porque visibilidade também é isso: circular, transitar, existir sem precisar caber em uma única narrativa.

Quando a arte também é visibilidade

A arte sempre foi outra forma de ocupar espaços e comunicar quem somos. Além das palestras, publiquei o livro Ma – Eu. Mulher. Trans., com turnê de lançamento em vários estados, e estou lançando o segundo nas próximas semanas, Lisa e Myle. Já realizei dois curta-metragens e estou no início da produção de um terceiro.

Nada disso é sobre excepcionalidade. É sobre normalizar existências, ampliar repertórios e mostrar que pessoas trans vivem, criam, competem, escrevem, correm, trabalham e sonham.

Atuar, dialogar e provocar reflexões é importante. Mas também há dias em que eu só quero algo simple. Ir à padaria em paz, tomar um café com leite, comer um pão na chapa… Talvez essa seja, no fim, uma das formas mais profundas de visibilidade: poder viver momentos comuns com tranquilidade. Porque existir não deveria exigir esforço o tempo todo.

Foto de Marcela Bosa

Marcela Bosa

🌈 Escritora, palestrante, artista plástica, bacharel em física, gerente geral de uma agência de um grande banco e... uma mulher trans!

Livro

Conheça minha autobiografia na qual conto a minha trajetória de vida como uma mulher trans que luta pelo seu direito de amar e existir. 

Logo Marcela Bosa

Cookies

Usamos Cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando você aceita nossas Políticas do Site.

Contato

Será um prazer atendê-lo!

Agenda

Palestras, lives, lançamentos… Acompanhe meus eventos!

Ops!... Nenhum evento marcado!

HackTown 2025

HACK TOWN, em Santa Rita do Sapucaí, um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina, com a palestra "O ESG na Era da Intolerância - Como Governança e Responsabilidade Social podem reverter retrocessos"
Congresso Nacional de ESG

Congresso Nacional de ESG

Congresso Nacional de ESG com a Palestra “ESG: Diversidade em Ação - Letramento LGBTQIAPN+, ESG e Vivências Trans”

Hack Town 2024

HACK TOWN 1 a 4 de agosto de 2024, em Santa Rita do Sapucaí - MG Um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina. São mais de mil atividades, entre palestras, conferências, sessões de networking, workshops, feiras, pitch sessions, shows, ativações e tudo isso acontecendo por toda uma cidade.

Vieses

Convidamos para o Lançamento do curta-metragem Vieses, a ser realizada na mostra Cine Guerilha. Vieses propõe uma reflexão sobre a influência dos vieses cognitivos em nossas decisões e percepções, abordando a temática das pessoas trans e a importância da naturalização de suas vivências em todos os espaços da sociedade.

Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas

O Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas | irá transformar o Centro Histórico de Poços de Caldas na 1ª Vila Literária de Minas Gerais.

Papo na Fruteira com Marcela Bosa

Live de estreia do programa Papo na Fruteira com Marcela Bosa, autora do livro MA: Eu. Mulher. Trans.
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Pesqueira

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Recife

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Belo Horizonte

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. 19ª Off Flip – Paraty

Lançamento do meu livro autobiográfico na 19ª Off Flip

Redes Sociais

Siga, curta, comente e compartilhe meus conteúdos na sua rede preferida! Vamos construir um mundo melhor juntos!