O Mês da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, remete a um marco histórico de 2004, quando a campanha “Travesti e Respeito” levou pessoas trans a ocuparem espaços institucionais para reivindicar o direito de existir com dignidade, reforçando a visibilidade como um passo essencial da cidadania.

Compartilhe este artigo

Sumário

Um mês de luta

Entramos no Mês da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e isso não é por acaso. A data marca um momento histórico: em 2004, o lançamento da campanha “Travesti e Respeito” simbolizou a primeira vez que pessoas trans ocuparam, de forma organizada, espaços institucionais para reivindicar algo fundamental: o direito de existir com dignidade.

Desde então, a visibilidade passou a ser reconhecida como um passo essencial para a cidadania. Não como concessão, não como favor… Mas como direito!

Os dados mais recentes disponíveis reforçam o tamanho do desafio que ainda enfrentamos. Em 2024, o Brasil registrou 122 mortes de pessoas trans e travestis, mantendo, pelo 16º ano consecutivo, a liderança global em assassinatos dessa população.

Os dados referentes a 2025 ainda estão em processo de consolidação e, até o momento, não indicam avanços significativos. Infelizmente, 2026 já começou com o registro de mais uma vítima da violência.

Esse cenário deixa claro por que a Visibilidade Trans não pode ser tratada como uma data simbólica isolada no calendário. Um dia não é suficiente quando a negação de direitos ainda é cotidiana. O mês existe para concentrar esforços, ampliar vozes, ocupar espaços e garantir que o tema permaneça em pauta, inclusive nos ambientes institucionais, corporativos e de decisão.

Visibilidade precisa vir acompanhada de ações efetivas no combate ao preconceito, em promoção de direitos e na construção de ambientes mais seguros, diversos e comprometidos com a dignidade humana.

Existir, no Brasil, ainda é um ato político.

Foto de Marcela Bosa

Marcela Bosa

🌈 Escritora, palestrante, artista plástica, bacharel em física, gerente geral de uma agência de um grande banco e... uma mulher trans!

Livro

Conheça minha autobiografia na qual conto a minha trajetória de vida como uma mulher trans que luta pelo seu direito de amar e existir. 

Logo Marcela Bosa

Cookies

Usamos Cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando você aceita nossas Políticas do Site.

Contato

Será um prazer atendê-lo!

Agenda

Palestras, lives, lançamentos… Acompanhe meus eventos!

Ops!... Nenhum evento marcado!

HackTown 2025

HACK TOWN, em Santa Rita do Sapucaí, um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina, com a palestra "O ESG na Era da Intolerância - Como Governança e Responsabilidade Social podem reverter retrocessos"
Congresso Nacional de ESG

Congresso Nacional de ESG

Congresso Nacional de ESG com a Palestra “ESG: Diversidade em Ação - Letramento LGBTQIAPN+, ESG e Vivências Trans”

Hack Town 2024

HACK TOWN 1 a 4 de agosto de 2024, em Santa Rita do Sapucaí - MG Um dos principais festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina. São mais de mil atividades, entre palestras, conferências, sessões de networking, workshops, feiras, pitch sessions, shows, ativações e tudo isso acontecendo por toda uma cidade.

Vieses

Convidamos para o Lançamento do curta-metragem Vieses, a ser realizada na mostra Cine Guerilha. Vieses propõe uma reflexão sobre a influência dos vieses cognitivos em nossas decisões e percepções, abordando a temática das pessoas trans e a importância da naturalização de suas vivências em todos os espaços da sociedade.

Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas

O Flipoços | Festival Literário Internacional de Poços de Caldas | irá transformar o Centro Histórico de Poços de Caldas na 1ª Vila Literária de Minas Gerais.

Papo na Fruteira com Marcela Bosa

Live de estreia do programa Papo na Fruteira com Marcela Bosa, autora do livro MA: Eu. Mulher. Trans.
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Pesqueira

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Recife

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. Belo Horizonte

Lançamento do meu livro autobiográfico
Lançamento

Lançamento do Livro Ma – EU. Mulher. Trans. 19ª Off Flip – Paraty

Lançamento do meu livro autobiográfico na 19ª Off Flip

Redes Sociais

Siga, curta, comente e compartilhe meus conteúdos na sua rede preferida! Vamos construir um mundo melhor juntos!